fundador aikido yoshinkan

Gozo Shioda – Fundador do Yoshinkan Aikido

O aluno mais notável de Ueshiba Sensei era Gozo Shioda (1915-1994). Este homem contribuiu muito para trazer o aumento da popularidade que o Aikido tem desfrutado desde a 2º guerra mundial.

Gozo Shioda iniciou seus estudos no Dojo de Ueshiba Sensei com a idade de 18 anos, viveu como aluno interno, e praticou a arte marcial por 8 anos seguidos. Por ele ter vivenciado a maior tempo dentro de um Dojo do que qualquer outro aluno, neste momento de maior saúde e vigor de O-Sensei Morihei Ueshiba, Gozo Shioda aprendeu a sentir os caminhos da mente e do espirito de seu mestre.

Em reconhecimento do progresso que Gozo Shioda fez, Ueshiba Sensei outorgou-lhe o 9º Dan, o posto mais alto dado por Ueshiba Sensei a um aluno direto, além da Licença de Instrutor especial, denominado em português como “Mestre”.

Origem do nome Yoshinkan

O estilo de Aikido de Shioda Sensei é conhecido como Yoshinkan, nome este que herdou de seu pai, dono de um dojo de Kendo e Judo. “Yo” significa cultivar, “Shin” significa espírito de entendimento, e “Kan” significa casa, assim Yoshinkan é a “Casa para o cultivo do espírito e da mente”.

A partir da metade da década de 50, após o Aikido ter se estabelecido no período pós-guerra no Japão , Gozo Shioda Sensei ajudou Kissomaru Ueshiba (filho de Morihei Ueshiba) a reestruturar os programas de treinamentos de Aikido no Dojo de Ueshiba Sensei em Tóquio. A partir do início de 1960, Gozo Shioda Sensei aplicou-se principalmente ao desenvolvimento do programa de treinamento para uchideshi (alunos internos) em sua escola Yoshinkan, e também para a policia, empresas e escolas no Japão. Durante esse tempo, o Hombu Dojo da Aikikai de Kissomaru Ueshiba trabalhou firme para o desenvolvimento do Aikido em todo o mundo.

Demonstração de 1989 – Gozo Shioda junto com Fred Haynes e Mark Baker

Gozo Shioda Sensei era respeitado no mundo inteiro pela sua atitude para com as disciplinas de Budo e por sua crença em “Wa”(harmonia ) como um modo de vida. Ele continuou envolvido nas atividades de ensino no Yoshinkan Honbu Dojo até o momento de sua morte.

Em 1990, Gozo Shioda Sensei criou o International Yoshinkan Aikido Federation ( IYAF ), o Curso Internacional de Instrutores (Senshusei) , a revista Aikido Yoshinkan Internacional trimestral, fornecimento de fitas de vídeo de instrução, assim como alguns livros. Através destas iniciativas, Gozo Shioda Soke esperava ajudar diretamente a disseminar e desenvolver mundialmente, o ensino e a compreensão do Yoshinkan Aikido. Na criação de título oficial do IYAF Shioda Sensei tornou-se “Soke”, que se traduz como fundador e pai.

Gozo Shioda Soke faleceu em 17 de julho de 1994, deixando todo o legado de conhecimento.