Origem do Aikido

Morihei Ueshiba - fundador Aikido

Morihei Ueshiba – fundador do Aikido

Aikido é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba (18831969). O aikido é, frequentemente, traduzido como “o caminho da unificação da energia da vida“, ou “o caminho do espírito harmonioso”. O objetivo de Ueshiba Sensei era criar uma arte em que os seus praticantes pudessem defender-se a si próprios a partir do ataque adversário. O cerne desta arte marcial orbita em torno do uso pragmático da energia num combate, no controle desse fluxo.

O aikido é exercido através da combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força adversária, ao invés de combatê-la diretamente. Isto requer uma reduzida força física, uma vez que o aikidoca (praticante de aikido) conduz o impulso atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. As técnicas são complementadas com várias projeçõestorções e contusões comuns.

E, conforme o nome da arte sugere, toda sua prática está intimamente relacionada ao conceito de ki, uma energia natural que flui no corpo humano: o aikido extrapola e faz do controle/harmonização do ki a sua mola mestra, isso claro no estudo do princípio do aiki (relacionado ao kiai), que tem estado presente nas mais diversas disciplinas orientais, o qual pretende resolver uma deficiência não pelo choque mas pela concórdia

Os benefícios do Aikido

Aikido Yoshinkan

O caminho da unificação da energia da vida

O Aikido traz muitos benefícios pessoais, entre eles são:

* Disciplina e prepara para uma convivência harmônica em seu ambiente social.
* Melhora o controle muscular e a coordenação motora;
* Aperfeiçoa o reflexo;
* Desenvolve o raciocínio e a criativida;
* Controle emocional em momentos de estresse e ansiedade;
* Fortalece a auto-confiança.
* É uma ótima defesa Pessoal.